quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aranha Marrom

Acidentes com Aranha Marrom
Acidentes com a Aranha Marrom - (Loxosceles)
Cacterísticas: Têm o corpo revestido de pêlos curtos e sedosos de cor marrom-esverdeada, com desenho claro em forma de violino ou estrela. Podem 1 cm de corpo e 3 em de envergadura de pernas, de hábitos noturnos, podendo viver no interior das residências, atrás de móveis, em porões, sótãos e quartos de despejo Não são aranhas agressivas, picando apenas quando comprimidas contra o corpo.

Habitat: Constroem teias irregulares em fendas de barrancos, sob cascas de arvores, telhas, tijolos e lixões;

Distribuição geográfica: Ocorrem em todo o Brasil, podem os acidentes são mais freqüentes nos estados da região Sul.

Sintomas após a picada: Muitas vezes a picada não é dolorosa e, por isso, não é percebida. Horas depois do acidente aparece vermelhidão, endurecimento e dor no local, que podem ser acompanhados de bolhas e escurecimento da pele (necrose). Pode ocorrer também febre, mal-estar, dor de cabeça e vermelhidão no corpo todo e escurecimento da urina.
As ações proteolítica e hemolítica do veneno dessas aranhas manifestam-se tardiamente, em torno de 12 a 24 horas após o acidente.

O quadro clínico cutâneo caracteriza-se por edema, eritema, dor local semelhante a queimadura. Quando há comprometimento cutâneovisceral, observamos febre, mal-estar generalizado, icterícia, equimose, vesículas, bolhas, necrose e ulceração. A urina torna-se escura, cor de "coca-cola".

Pode evoluir para oligúria, anúria e insuficiência renal aguda, semelhante ao que ocorre no acidente crotálico (picada de cascavel).

O tratamento específico é feito com o soro antiaracnídeo e/ou antiloxoscélico, 10 ampolas pelas via endovenosa. O tratamento complementar consiste na limpeza local com anti-sépticos e hidratação do doente de maneira semelhante ao preconizado para o acidente crotálico.
Medidas a serem tomadas em caso de Acidentes: Compressas quentes e anestesia local para alívio da dor são suficientes na grande maioria dos casos. O soro antiaracnídico e antiescorpiônico somente é utilizado se houver graves manifestações.

A vacinação anti-tetânica está indicada. Os antibióticos devem ser utilizados quando houver infecção secundária de maneira semelhante ao preconizado no acidente botrópico (picada de jararaca). O emprego do soro específico deve ser feito até 36 horas após o acidente, apenas em ambiente hospitalar.

Tipos de soro: Antiaracnídico ou antiloxoscélico.

Como prevenir acidentes e medidas de segurança:

  • Manter sempre limpas as instalações da propriedade, principalmente a área em volta da casa;
  • Conservar o quintal e o jardim sempre limpo;
  • Evitar o acúmulo de lixo e não amontoar objetos antigos em volta da casa;
  • Usar telas e vedantes em portas e janelas, procurando tapar buracos e frestas existentes na casa;
  • Verificar, antes de utilizar sapatos, roupas e outros objetos de use pessoal, se eles não trazem escondidos alguns desses animais peçonhentos;
  • Utilizar botas de cano longo, ou botinas com perneiras, luvas e camisas com mangas longas quando fazer trabalhos de coleta de lixo, manuseio de pilhas de madeira e outros materiais de construção.
Fonte: Wellington Florencio Silva - Bless Jungle Troop

Nenhum comentário:

Postar um comentário